quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Caça ao tesouro!

Graça e Paz queridas!
Hoje vou postar uma atividade que realizamos nesse mês de janeiro: a caça ao tesouro.
Esse foi o mapa feito com papel metro e com as bordas queimadas. A primeira pista deve vir no mapa (você deve colocar a pista dobrada - pode ser em um envelope pequeno feito de papel metro também para que não fique tão evidente). Os desenhos sinalizam as pistas que deverão ser seguidas para no final achar o tesouro. 

PISTA 1 (fixada no mapa):

 Desenho do iglu 
As crianças tem que adivinhar qual será a atividade que eles tem que fazer. O iglu simboliza o cubo grande de gelo (congelei alguns brinquedos, uns corações feitos com EVA e um potinho de vidro com a próxima pista dentro).
A atividade é a seguinte: as crianças deverão descongelar o cubo de gelo (você pode ajudar a descongelar com um secador) e achar os corações e ler o que tem escrito neles (fé, bondade, paz, amizade, amor e mansidão); e no final tem que descongelar o potinho para tirar a 2ª pista.


PISTA 2 (dentro do potinho de vidro):
Desenho dos olhos
A próxima atividade é pegar um binóculo dentro da caixa, sendo que dentro de um binóculo tem a 3ª pista, e ler a mensagem que está dentro dela.




Essa foto eu tirei após a atividade e o papel acabou descolando por causa do manuseio. A abertura inferior é para as crianças retirarem os binóculos e as três aberturas superiores é para elas olharem (com os binóculos) a seguinte mensagem:


Eu coloquei esse cartaz dentro da caixa e umas lâmpadas de led que são acionadas assim que pressionamos (segue foto abaixo):

PISTA 3 (dentro de um dos binóculos):

Desenho de pedras
Achar o colar de pérolas dentro de uma das pedras (feitas de pó de café - no final do post segue a receita), achar a 4ª pista dentro de uma das pedras e colocar brinquedos pequenos dentro das pedras para quem achar ficar com eles.


PISTA 4 (dentro de uma das pedras):

Desenho do lago
Atividade de pescaria: as crianças deverão pescar e achar o peixe que tem a 5ª pista dentro.
Como eu tinha feito poucas pedras, algumas crianças não puderam participar da atividade anterior; por isso, eu só deixei as que não participaram da atividade de pedras, brincarem com a pescaria.
Em outro post eu ensinarei detalhadamente como fazer os peixes e as varas.



PISTA 5 (dentro do peixe):

Desenho dos coqueiros
Como eu havia feito um coqueiro, sinalizei no mapa esse desenho, para que as crianças pudessem achar o tesouro.


O tesouro estava escondido ao lado do coqueiro (eu fiz uma moita de papel cartão verde e coloquei ao lado do coqueiro; quando eu tirei a foto ainda não tinha acrescentado isso). O tesouro era uma caixa de papelão prateada, que dentro tinha um coração, e coloquei também umas lantejoulas douradas (que eles ficaram fascinados!)

OBS.: Essa atividade foi destinada à crianças de 3-6 anos, mas no dia em que fizemos tivemos que juntar todas as crianças, então participaram também as de 7-11. Só que eu não aconselho a fazerem isso para que a atividade possa ser mais eficaz. 
Isso porque os maiores gostam de se adiantar, alguns me falaram "ah tia, eu já sei onde está o tesouro!", a saída que eu tive foi dizer que quem já sabia onde estava o tesouro não podia participar da brincadeira, aí eles acabavam voltando atrás. 
Caso tivessem só os menores, tudo seria mais novidade...rs
Minha sugestão fica assim então: caso a atividade seja para os maiores, recomendo pensarem em alguma estratégia melhor para o tesouro, algo inusitado.

Receita Pedras Caseiras

Ingredientes:
- 1 xícara de pó de café usado
- 1/2 xícara de sal
- 1/4 xícara de areia ou fubá de milho
- 1 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de água (ou até ficar uma liga não muito molhada)

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes até ficar uma liga homogênea e consistente. Faça bolinhas do tamanho que desejar e coloque os objetos dentro. Leve ao forno na temperatura de 180º por 45 minutos. 

Deus abençoe a todas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário